Sexologista em Belo Horizonte

A sexologia pode te ajudar a viver uma vida sexual mais satisfatória, relações afetivas mais saudáveis e, acima de tudo, mais amor próprio.

O que é a sexologia?

A sexologia é a área do conhecimento que tem por objetivo estudar a sexualidade humana, sendo esta um aspecto central do ser humano durante toda a sua vida. Aqui devemos entender a sexualidade não como o ato sexual em si, mas como uma condição que engloba elementos do comportamento humano relacionados ao prazer, reprodução e também vínculos sociais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), trata-se de um aspecto da humanidade que é influenciada pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos, culturais, legais, históricos, religiosos e espirituais.

No consultório, o sexólogo costuma lidar com questões como dor durante a relação sexual, que pode estar relacionada com vaginismo, dificuldade para atingir o orgasmo, ejaculação precoce e dificuldades no relacionamento. Se não entendeu algum desses termos e tem dúvida do que esperar da terapia sexual, da uma olhada nos quadros abaixo!

Dúvidas Frequentes

Quando buscar um sexólogo?

O sexólogo deve ser buscado quando a pessoa sente que não está conseguindo vivenciar sua sexualidade de maneira satisfatória. Neste processo, podemos citar problemas como falta ou excesso de desejo, problemas no relacionamento, dificuldade para atingir o orgasmo, ejaculação precoce, ou qualquer outra questão sexual que a pessoa julgar necessária.

Fora isso, podem surgir questionamentos sobre questões de gênero, afetivas e de preferências sexuais que podem levar a pessoa a buscar atendimento para melhor compreensão da sua sexualidade.

O que esperar da terapia sexual?

A terapia sexual costuma acontecer no mesmo formato de um atendimento em psicoterapia, porém não substitui esta última e podem ser complementares.

Os métodos utilizados no atendimento vão desde educação em sexualidade até a utilização de métodos didáticos que podem ser voltados para o atendimento individual ou para o atendimento de casais. São realizadas sessões periódicas e a duração do tratamento é variável a depender do processo individual de cada um.

Vaginismo tem cura?

O vaginismo corresponde à contração involuntária dos músculos da pelve (também responsáveis pelas continências urinária e fecal, por exemplo), o que está associado com dor durante a penetração ou até mesmo o total impedimento da penetração.

Por vezes podemos encontrar um motivo claro causador, porém nem sempre isso é possível, o que não contraindica o tratamento.

O tratamento é baseado na demanda da paciente. Pode ser indicado, por exemplo, para realizar a coleta do exame preventivo, sem necessariamente ter como objetivo a penetração vaginal durante uma relação sexual ou como objetivo final.

Tenha mais qualidade de vida