Ginecologista em Belo Horizonte
A Ginecologia busca ofertar cuidados em todas as fases da mulher, com foco na prevenção de doenças, liberdade de escolha e estímulo à qualidade de vida
Principais Serviços
Histeroscopia
Trata-se de cirurgia de pequeno/médio porte na qual entra-se com uma câmera dentro do útero, por via vaginal. Normalmente indicada para retirada de pólipos, realização de biópsias do endométrio, retirada de miomas que crescem para dentro do útero e para desfazer aderências dentro do útero
Colposcopia
É um exame realizado no consultório do ginecologista. Consiste na utilização de um equipamento que possui lentes de aumento e auxilia o ginecologista a avaliar a presença e gravidade de lesões no colo do útero, vagina e vulva, normalmente causadas pelo vírus do HPV.
Biópsia de colo uterino/vulva
Consiste em retirar um pequeno fragmento de uma lesão e encaminhar ao laboratório para análise do material de forma microscópica. Ajuda a elucidar a gravidade da lesão e no diagnóstico.
Cauterização de lesões por HPV
Existem diferentes técnicas de cauterização dessas lesões, a depender da gravidade e do local acometido, desde verrugas até mesmo necessidade de realização de Cirurgias de Alta Frequência (CAF).
Implante Hormonal (Implanon)
Implante contraceptivo em forma de bastão que mede 4cm e dura 3 anos; considerado o método mais eficaz atualmente disponível. Sua inserção costuma ser no braço não dominante e pode ser realizada no próprio consultório. É realizada também retirada do mesmo com possibilidade de reinserção de novo Implanon no mesmo momento.
Implante de Dispositivos Intrauterinos (DIUs)
Método contraceptivo de longa duração, alta eficácia e também reversível. Possibilidade de inserção no próprio consultório. Possui modelos sem hormônio (cobre e prata) e com hormônio (Mirena e Kyleena). Recomenda-se que a escolha do melhor modelo para você seja avaliada em consulta médica, devido possíveis contraindicações. Não precisa estar menstruada para inserção.
A Importância do acompanhamento ginecológico
O ginecologista é frequentemente referenciado como o “clínico da mulher”. Isso faz a gente pensar na relação que normalmente se espera entre ginecologista e paciente: de confiança e entrega. De fato, essa deveria ser a relação entre qualquer médico e paciente. Porém, por ser um médico que lida com uma área que usualmente buscamos esconder (os genitais) e que cuida de questões como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e sexualidade, que vem imbuídos de julgamento e preconceito, demanda mais entrega.
E então é para esse profissional que muitas vezes o paciente se volta, e o ginecologista geral acaba sendo porta de entrada e responsável por rastrear e investigar diversas doenças, como pressão alta e diabetes, podendo então referenciar esses pacientes para profissionais de confiança.
No que tange a rotina ginecológica, o acompanhamento regular é importante ferramenta para estimular e manter o autocuidado e prevenir doenças como o câncer de colo uterino e o câncer de mama. Para aquelas que desejam gestar, é fundamental poder receber orientações quanto a questões de fertilidade e poder se preparar antes da gestação, visando um acompanhamento de pré-natal mais tranquilo. Em suma, o que queremos é ofertar uma melhor qualidade de vida e passar isso para as gerações seguintes.